Seguidores

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Assassinos do Planeta


Os maiores assassinos do planeta são o uso do combustível fóssil (que um dia vai acabar!!!!) e a agricultura, segundo a pesquisa “Impactos ambientais do consumo e da produção: produtos e materiais prioritários”, divulgado pela Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia (UE), com sede em Bruxelas.

Você já se perguntou de onde vêm e para onde vão as coisas que consumimos? Até quando vai existir matéria-prima?

Evidentemente o elevado número de pessoas no Planeta é um fator de pressão sobre o meio ambiente. A China, por exemplo, é um país que controlou o crescimento da população, mas liberou o crescimento do consumo e já é o maior mercado para alimentos, moradias, eletrodomésticos, motocicletas, automóveis, celulares, etc, coisa semelhante está ocorrendo no Brasil (alguém se lembra do Lula dizendo para consumirmos?). Vejo isso como um gigante de ouro com pés de barro!

Uma população maior, com um consumo maior, gera uma montanha maior de lixo e resíduos. Desta forma, a produção e o consumo humanos agridem a natureza duplamente: primeiro sugam os recursos naturais, depois devolvem um volume imenso de lixo que volta para a natureza poluindo os rios, os oceanos, o ar, os terrenos e degradando o meio ambiente. Mesmo o lixo recolhido em aterros sanitários é fonte de poluição e ocupa terrenos e áreas cada vez maiores em torno das grandes cidades, salvo quando um ou outro país não resolve exportar o seu lixo para outros países (alguem se lembra do epsódio da Inglaterra e recentemente da Alemanha que nos enviou os seus lixos?)

As estatísticas mostram que, no Brasil, são gerados 240 mil toneladas de lixo urbano por dia (desde uma simples fralda descartável do seu bebê até um eletrodoméstico). Pequena parte é reciclada e a maior parte (fora aqueles que são jogados diretamente no mato, rios e oceanos) vai para aterros sanitários ou lixões. São mais de 200 mil toneladas de lixo e resíduos que ocupam espaço, degradam o ambiente, geram doenças. A decomposição do lixo produz metano (CH4), gás carbônico (CO2) e outras gases poluentes que reforçam o aquecimento global. O chorume, por exemplo, se infiltra no solo e contamina os lençóis freáticos, com o seu alto teor de acidez e bactérias.

2 comentários:

  1. Muito legal seu blog. Gostei das opiniões, concordo com a maioria. O importante é se expressar ! Continuemos então.

    Boa iniciativa ;)

    ResponderExcluir