Seguidores

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Carisma e bom caráter andam sempre de mãos dadas?


Pessoas das mais populares entre políticos, artistas, colegas de profissão, amigos e familiares são sem dúvida os carismáticos, ou os imãs sociais: Aqueles que por ondem passam chamam a atenção e atraem as pessoas, que possuem talento de influenciar pessoas e até de se promover por meio do carisma.


A psicanalista Priscila Faria Gaspar considera o carisma uma questão de empatia e identificação. "As pessoas costumam ter desejos e aspirações e, geralmente, o carisma está ligado à concretização deles. Ou seja, a pessoa carismática espelha o ideal de outros, materializa os desejos de determinada sociedade, variando de grupo e cultura. Ele está sempre associado a algum valor, como a capacidade de liderança, a bondade, a beleza“, explica a psicanalista.

Mas será que todo carismático tem bom caráter?

O carisma sem caráter vem revestido de uma máscara. Aquele brilho que vemos nem sempre representa uma pessoa do bem.
Quantos políticos chegam ao poder baseados em carisma e algum tempo depois vemos sua mascara cair?
Quantos artistas admiramos e lá um dia vem à tona a verdadeira face escondida por trás do brilho do estrelato?
E o que dizer dos predadores sociais que possuem charme, inteligencia porém não conhece emoções e sentimentos nobres tais como o arrependimento, a solidariedade, o amor ao próximo e a compaixão?


O país que se dane, a cidade que se dane, o povo que se dane! É assim que ele pensa no seu íntimo. A habilidade de mentir e manipular despudoradamente, muitas vezes sem levantar suspeitas, de hipinotizar platéias com sua lábia, seu dom de oratória, faz com que ele se saia bem na política e na liderança de grupos. Vide: Mussolini, Hitler, Nero, Átila, Collor, etc. São tecnicamente incapazes de frear seus impulsos sacanas e se munem de desculpas para justificar seu comportamento quando necessário, com a destreza e o talento de um brilhante ator.

Então abra seu olho e não se encante com aquele que se mostra brilhante demais, que faz discursos afetivos e atrai muitos, pois nem sempre o carisma anda de mãos dadas com o Caráter que mostra o que é ser autêntico, não deixando suas convicções serem vendidas e rotuladas por modismos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário