Seguidores

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mulheres Escalpeladas


Você já ouviu falar nas mulheres escalpeladas? Eu não sabia da existência delas até ler uma entrevista da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em uma revista feminina. As escalpeladas são mulheres que perdem o cabelo, o couro cabeludo, partes do rosto e até as orelhas em engrenagens de motores. As imagens são chocantes.


A grande maioria das escalpeladas vive na região amazônica, onde os barcos são o principal meio de transporte. Lá, boa parte das mulheres é religiosa e usa cabelos compridos. Crianças que ajudam os pais nas manobras das embarcações também são vítimas desses acidentes. O escalpelamento acontece quando os fios de cabelo enroscam no eixo dos motores desprotegidos. A mutilação acontece em segundos. Se o socorro não for rápido, as vítimas podem morrer de hemorragia. Ongueiros atuam na região para evitar novos incidentes.
Muitas vezes os danos são irreversíveis. 
A presidente da Associação das Mulheres Escalpeladas do Amapá, Maria do Socorro Pelaes Damasceno, cuja foto você pode ver acima, sofreu um escalpelamento aos 7 anos e já fez várias cirurgias plásticas para reconstruir seu rosto e couro cabeludo. O SUS, hoje, realiza essas operações.
A pedido da Associação, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou um projeto de lei em 2007 que obriga a instalação de proteção em motores de embarcações de todo o país. O projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. Só falta o presidente Lula assinar – o que deve acontecer no final desta semana. Será que essa lei vai pegar?

Assisti uma reportagem referente à esse assunto ontem, no Programa do Gugu, na Rede Record.
Existem muitas coisas acontecendo nesse Brasil que a gente nem imagina! Essa é uma delas. E como forma de divulgação e até de alerta pra que algo seja feito, resolvi publicar essa matéria.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber o endereço da associação ou outro meio para que eu possa entrar em contato desde já agradeço.

    ResponderExcluir