Seguidores

quinta-feira, 29 de julho de 2010

"Sexting": Jovens em risco na internet


O atual desafio dos pais em relação aos seus filhos adolescentes, e até crianças, diz respeito à divulgação dezenas de fotos, algumas com teor sensual e erótico, em redes sociais, blogs, e-mail, via MSN etc.

Essas postagens não têm sido muito debatidas nas escolas e nas famílias no que concerne a suas conseqüências e riscos.

Esse fenômeno ganhou o nome de Sexting. Criado por jovens nos EUA há cerca de seis anos chegou recentemente ao Brasil. O termo é originado da união de duas palavras em inglês: “sex” (sexo) e “texting” (envio de mensagens). Para praticar o “sexting”, crianças e adolescentes produzem e enviam fotos sensuais de seus corpos nus ou seminus.

Veja o que diz o site netica.org no bem lançado post sobre Sexting:

"Quando a garotada publica na web fotos íntimas, sensuais e mesmo suas relações sexuais em vídeo, o grande risco é ter estas imagens distribuídas indiscriminadamente em sites de pornografia infanto-juvenil ou sites criminosos comerciais. Em tempos de culto às celebridades, os adolescentes não se intimidam com a dimensão pública da Internet e muito menos pensam nas conseqüências futuras deste tipo de publicação. Os mesmo que se divertem competindo para ver quem tem o vídeo de sexo na escola mais visto no Youtube dificilmente o fariam na praça pública mais próxima da escola ou na frente do trabalho dos pais. No entanto, uma vez online, as imagens poderão ser vistas por todo e qualquer internauta (e não só pela galera da escola) hoje e durante um tempo indeterminado. Será que estes jovens candidatos à celebridade gostariam de rever estas imagens sensuais no álbum de fotografias da família quando forem pais/ mães? Ou ficarão contentes com estas imagens no mural da instituição na qual trabalharão daqui a 5 ou 10 anos?"

Analfabetos Funcionais Escolarizados

Analfabetos Funcionais Escolarizados


Então, como poderemos nos desenvolver socialmente e economicamente por muito tempo com uma população tão mal preparada?
Assim como as pessoas ficarão estagnadas o país também ficará. O analfabetismo funcional consiste num grande obstáculo para a educação, que por meio de numerosos projetos trouxe o menino para a sala de aula, porém ele sai da escola com limitações de leitura e escrita.
Segundo a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, mais de 1/3 dos adultos no mundo não têm acesso ao conhecimento impresso e às novas tecnologias, ou seja, estas pessoas não têm acesso à informação. De que adianta disseminar milhares de projetos sociais se os principais interessados não os conseguem conhecer.
Neste contexto, percebemos que a escolarização atual não supre a demanda do mundo globalizado, uma vez que alfabetizar é ensinar o símbolo de nossa linguagem e permitir que esta comunicação aconteça em seus diversos espectros.
Como podemos falar de um ensino de qualidade se estamos “produzindo” analfabetos funcionais escolarizados?
É possível observar alunos das últimas séries do ensino fundamental com um nível de letramento muito reduzido, conseguem juntas letras, mas não lêem, não interpretam uma informação sequer.
Embora existam muitos projetos que tentam agir na melhoria da base destas vidas, como bolsa família, bolsa escola, auxílio gás e tantos outros, eles se resumem apenas numa série de projetos isolados. É como se a cada dia um Brasil com rosto diferente batesse à porta de seu “João” para lhe oferecer mais um benefício. Essas ações jamais produzirão resultados se não forem colocadas no mesmo bolo, trabalhando e falando a mesma língua.
Há nesta perspectiva uma carência de um conjunto de políticas articuladas. Porque para alfabetizarmos é preciso antes incluir, alimentar e oferecer dignidade com um emprego.
Logicamente é urgente uma revisão dos métodos de ensino que repare as distorções pertinentes à educação atual visando à qualidade e a continuidade, e isso requer uma análise estrutural de todos os lugares deste país, pois cada realidade exige um olhar diferente que busque a qualidade e não a quantidade a qualquer custo.
Como diria Jean Piaget. “a principal meta da educação é criar homens que sejam criadores, inventores e descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de verificar e não aceitar tudo que a eles se propõe”.
De fato, creio que isto resuma todos os parâmetros que precisam ser adotados para um sistema educacional de qualidade. Ou será que formar mentes questionadoras não está em pauta?

(Por Raquelli Natale é Publicitária e estudante de Letras.)

Analfabetismo Funcional: Uma triste realidade em nosso País!


A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas.

No Brasil, o índice de analfabetismo funcional é medido entre as pessoas com mais de 20 anos que não completaram quatro anos de estudo formal. O conceito, porém, varia de acordo com o país . Na Polônia e no Canadá, por exemplo, é considerado analfabeto funcional a pessoa que possui menos de 8 anos de escolaridade.

Segundo a Declaração Mundial sobre Educação para Todos, mais de 960 milhões de adultos são analfabetos, sendo que mais de 1/3 dos adultos do mundo não têm acesso ao conhecimento impresso e às novas tecnologias que poderiam melhorar a qualidade de vida e ajudá-los a adaptar-se às mudanças sociais e culturais.

De acordo com esta declaração, o analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados e em desenvolvimento. No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.

Mas como resolver essa situação? Como baixar esses números alarmantes? Sem dúvida nenhuma que a educação é o caminho. Alfabetizar mais crianças com melhor qualidade. Essa é a questão: qualidade e não quantidade.

Infelizmente, hoje vemos que o Brasil optou pela quantidade a qualquer custo.
E o resultado disso é a enorme quantidade de analfabetos funcionais com diploma. O nosso país deveria se esforçar em alfabetizar com qualidade. Não é aumentando para 9 anos o Ensino Fundamental que a qualidade do ensino irá melhorar.

Também não é ampliando o horário escolar que teremos o problema resolvido.
Se os alunos não forem incentivados à leitura, a atividades que trabalhem com inteligência, pensamento lógico e capacidade de relacionar temas diferentes, nenhum esforço do governo será válido.

Também não devemos nos esquecer dos professores. Melhoria nos cursos de formação dos docentes, remuneração adequada, capacitação continuada, etc. Dá trabalho, é verdade, mas o investimento na qualidade da educação é a única forma capaz de reverter esse quadro educacional brasileiro tão triste!!

(Referência: INAF – Indicador de Analfabetismo Funcional)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Homens malvados conquistam mais – Ciência Maluca


O que justifica isso são três traços de personalidade que, a despeito de seu potencial de estragar a humanidade, se mantêm na população: o narcisismo, a psicopatia e o maquiavelismo.
Pessoas com essas características tendem a ser isoladas da sociedade.
Mas elas se isolam, mas qdo precisam se relacionam até atingirem seus objetivos, ou nao?
Leia mais e confira:

Homens malvados conquistam mais – Ciência Maluca

Homens com cachorro se dão melhor com as mulheres – Ciência Maluca


Homens com cachorro se dão melhor com as mulheres – Ciência Maluca

Afffffffffff é cada uma! Clica acima e leia a materia
Talvez um homem acompanhado de um cachorro passe a boa impressão de que é uma boa pessoa, que tem sentimentos, principios e etcetcetc....

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Será que Stallone está tão errado assim?



Os comentários negativos de Sylvester Stallone sobre o Brasil geraram protesto no Twitter. A expressão "Cala a boca Sylvester Stallone" ficou em primeiro lugar no ranking mundial do microblog.

Durante entrevista de divulgação do longa-metragem "Os Mercenários", que teve algumas partes filmadas no Brasil, Stallone ironizou sua passagem por aqui.

"Gravar no Brasil foi bom, pois pudemos matar pessoas, explodir tudo e eles (os brasileiros) diziam obrigado", declarou ele, antes de completar: "Diziam 'obrigado, Obrigado, e tome aqui um macaco para levar para casa'!".

A piadinha de mal gosto despertou a ira dos brasileiros que usaram a internet pra criticar as declarações do astro.
Mas cá pra nós, povo...será que essa piadinha nao tem mesmo um fundo de verdade, pois nós, povo brasileiro temos mania de estender tapete vermelho pra tudo quanto é gringo que vem e usa de nossos recursos e boa vontade.

Na verdade, deveríamos sim, refletir sobre estes comentários e começar a usar a internet pra exigir nossos direitos de fato frente aos políticos como educação, saúde e segurança publica. Quem sabe se brigarmos mais pelo nosso país, e formos verdadeiros patriotas nao só em época de Copa, seremos mais respeitados, nao é mesmo?

terça-feira, 20 de julho de 2010

Campanha: CPI da Violencia Doméstica, JÁ!



Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, deixando o país em 12 no ranking mundial de homicídios de mulheres. A maioria das vítimas é morta por parentes, maridos, namorados, ex-companheiros ou homens que foram rejeitados por elas. Segundo o Mapa da Violência 2010, do Instituto Sangari, 40% dessas mulheres têm entre 18 e 30 anos.

Dados do Disque-Denúncia, do governo federal, mostram que a violência ocorre na frente dos filhos: 68% assistem às agressões e 15% sofrem violência com as mães, fisicamente. (Fonte: Jornal O Globo)
Sem contar as vitimas dos estupros!

Precisamos por um basta nisso tudo, pois só as denuncias e a Lei Maria da Penha não está adiantando!

Se você é à favor de que uma CPI da Violencia Doméstica seja criada, este é seu lugar:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=104446331

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Saco é um saco!

Use com moderação
As sacolas plásticas de supermercado são práticas... Mas sujam os oceanos e o solo, matam animais e entopem bueiros
- A A +
Danilo Rodrigues
Revista Gloss – 07/2010

SACO SIM, SACOLA NÃO
Pesquisa Ibope feita em São Paulo em 2009 constatou que 100% dos entrevistados reutilizam as sacolas de supermercado para colocar lixo. Melhor seria usar sacos vendidos para esse fim, de tamanho maior. Para acomodar 50 litros de lixo você precisaria de dezenas de sacolas, enquanto pode colocar todo esse volume num saco só. Outra vantagem dos sacos de lixo de cor preta: eles são feitos de material reciclado (mas nem todos, por isso leia a embalagem).

POR QUE ELAS SÃO VILÃS
Além de demorarem uma eternidade para se decompor (400 anos), as sacolas matam, por ano, 1 milhão de animais marinhos em todo o planeta. Eles morrem ao engolir o plástico.

E AS OXIBIODEGRADÁVEIS?
Mesmo as sacolas que vêm com a indicação de serem oxibiodegradáveis – o que significa que elas contêm um aditivo capaz de desintegrá-la em cerca de dois anos – não são 100% confiáveis. Há engenheiros e químicos que defendem que elas são, na verdade, mais nocivas para o meio ambiente do que as de plástico convencional. Isso porque liberariam metais pesados no solo como manganês e níquel, que causam maior poluição.

O TAMANHO DO ESTRAGO
No período de um ano, são consumidas até 1 trilhão de sacolas plásticas no mundo. Só no Brasil, são 33 milhões por dia ou 12 bilhões por ano.

RECICLE
Sim, a sacolinha pode ser reciclada e virar plástico para brinquedos, material de construção ou outras sacolas. Lave cada uma e separe para despachá-las na coleta seletiva.

FONTE FERNANDA DALTRO, COORDENADORA TÉCNICA DA CAMPANHA “SACO É UM SACO”, DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA)

Presidente rebate a Fifa: 'Não somos um bando de idiotas'

Rafael Moraes Moura - O Estado de S.Paulo
BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu não deixar sem resposta as críticas da Fifa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos problemas envolvendo o atraso nas obras de infraestrutura da Copa de 2014.

Ontem mesmo, Lula deu o troco após as declarações do secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, que, na segunda-feira, havia declarado que na organização da Copa de 2014 no Brasil "falta tudo" e as "providências estão impressionantemente atrasadas".

Lula disse que os brasileiros estão sendo tratados "como se fossem idiotas, (como) se não soubéssemos fazer as coisas e não soubéssemos definir as nossas prioridades". A resposta foi dada durante a solenidade de lançamento do edital do trem-bala, que vai ligar São Paulo a Campinas e Rio de Janeiro.

.....

Mas como disse Marcelo Tas do CQC no twitter:

Lula rebate FIFA: "pensam q somos um bando de idiotas q não sabe fazer as coisas e definir prioridades". Fiquei em dúvida: quem está certo?

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Desevolução Humana




A cada dia, eu Valeria, me convenço que o ser dito humano está desevoluindo por tamanha ganancia, preservação territorial e sede de fama, poder e dinheiro.
Depois dizem que os animais é que são irracionais, mas me digam:
Qual animal usa suas crias pra obter vantagens, fama, poder?
Qual animal arquiteta planos de exterminar outro com requintes de crueldade a fim de lavar sua honra e guardar seu dinheiro?

É por essas e outras que a cada dia que passa mais admiro e amo os animais e quero terminar meus dias, se possivel, só ao lado deles! Brigitte Bardot que o diga se estou errada!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ONGs promovem abaixo assinado em prol dos animais

A primeira delegacia de proteção animal do estado de São Paulo surgiu em Campinas e agora é a vez da capital ter uma unidade policial especializada em fazer cumprir as leis existentes em favor dos animais. A iniciativa é do Clube dos Vira-latas e já conta com o apoio do deputado Celso Giglio que encaminhou um pedido oficial ao Governador. Até o dia 30/julho de 2010 a ONG espera registrar 50 mil assinaturas e entregar em mãos ao governador do estado de São Paulo em exercício Alberto Goldman, que está substituindo José Serra por conta da candidatura do mesmo à presidência da república. Acesse e assine: www.cao.com.br

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pirotecnia é risco ambiental


Fogos de artifício podem danificar saúde

No dia 4 de Julho, data que marca a independência dos EUA, festivais de fogos de artíficios de cair o queixo podem ser vistos em muitas cidades americanas. Mas esta pirotecnia prejudica o ambiente?

"Fogos de artifício podem liberar uma chuva de toxinas para o solo e a água, e cientistas estão apenas começando a perceber o que isto significa para a saúde humana", diz Russell McLendon, da Mother Nature Network. Ele cita estudos que mostram que níveis de perclorato em fontes e cursos de água vizinhos subiram dramáticamente depois de um show de fogos.

Da pólvora até os componentes metálicos que produzem as cores, são liberadas substâncias carcinogênicas ou daninhas a hormônios que podem se espalhar pelo solo e pela água, sem mencionar a fumaça intoxicante e os resíduos de plástico.

O vermelho dos fogos é produzido pelo estrôncio, que é extramemente reativo tanto no ar quanto na água, e pode ser radioativo. Não há evidência de que baixos níveis de estrôncio estável e radioativo possam afetar a saúde humana, mas altas doses podem ser daninhas. O branco dos fogos é produzido pelo alumínio, o metal mais abundante na superfície da Terra. Virtualmente toda comida, água, ar e solo contém alguma quantidade de alumínio, do qual são ingeridas de 7 a 9 miligramas por dia na alimentação - e concentrações mais altas podem afetar o cérebro e pulmões.

Os tons de azul são feitos por compostos de cobre. Não são tóxicos por si mesmos, mas o cobre dispara a formação de dioxinas quando os perclorados nos fogos queimam. O efeito mais notado para a saúde de exposição a dioxina é a cloracne, uma severa doença de pele. Bário (verde) e rubídio (púrpura) são relativamente seguros. E o cádmio, usado para produzir uma gama de cores, é conhecido como carcinogênico. A respiração dele em altos níveis pode danificar seriamente os pulmões e consumí-lo pode irritar o estômago, resultando em vômito e diarréia, informa o
USA Today.

Altas Horas - Bullying - Entrevista Ana Beatriz Silva (29.05.10)