Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Caçador e a Caça

Muitas vezes nos baseamos em estratégias irracionais da nossa própria cultura e que acabam por criar crendices ou ditos populares com grau elevado do senso comum:
"Os homens são todos iguais"
"As mulheres são sempre interesseiras"
"Todo mundo é bom, até que se prove ao contrário"
"Todo mundo merece uma segunda chance"

Reconhecer que a maldade existe de fato é uma realidade a qual não gostamos de lidar.
Pessoas do bem tendem a acreditar que todos os seres humanos são capazes de cometer "falhas sombrias" e que em situações bizarras podem se transformar em assassinos cruéis. Acreditar que todos temos um "lado sombrio" é mais fácil do que admitir a idéia real e pertubadora de que alguns seres humanos vivem permanentemente em uma insensibilidade moral absoluta.

A nossa sociedade vem banalizando o mal e contribuindo para a inversão dos valores morais. Cotidianamente nos deparamos com jornais e revistas que estampam homicidas cruéis, assassinos em série, políticos corruptos, terroristas, pedófilos, estupradores, torturadores de mulheres, idosos, crianças e animais, líderes religiosos inescrupulosos, estelionatários e profissionais desleais.

A modernidade foi responsável por uma série de mudanças na nossa forma de ver e sentir o mundo. A revolução tecnológica inundou de conforto a nossa vida. Dispomos de uma imensa variedade de coisas que facilitam nosso dia a dia pore´m não encontramos TEMPO disponível para cultivarmos nosso lado afetivo. O desenvolvimento econômico nos tempos modernos fundamenta-se na crença cega de que NÃO DEVEMOS PARAR NUNCA, ou seja, NADA E NEM NINGUEM É CAPAZ DE NOS SATISFAZER PERMANENTEMENTE POIS SEMPRE HÁ NOVAS POSSIBILIDADES PARA SEREM TESTADAS NA CONQUISTA DA TAL REALIZAÇÃO PESSOAL. Se não tomarmos cuidado acabaremos adotando a conduta psicopática como um estilo de vida, eficiente para se alcançar a autosatisfação ou então como um comportamento adaptativo de sobrevivência. Precisamos rever a nossa tolerancia em relação às pequenas transgressões do dia a dia, como jogar papel no chão, buzinar em frente ao hospital, urinar em postes, cuspir nas calçadas, estacionar em locais proibidos, não recolher os dejetos dos nossos animais de estimação nas ruas e por aí vai. Sem contar a nossa tolerância para com a corrupção, tipo: "Ele rouba, mas faz!"


A cultura do INDIVIDUALISMO e o desejo de conseguir bem estar material a qualquer custo tem provocado erosão dos laços afetivos dentro da nossa sociedade. Com isso, virtudes como HONESTIDADE, RECIPROCIDADE e RESPONSABILIDADE com os demais cai em total descrédito. E assim, repletos de conforto e tecnologia acabamos por nos tornar cada vez mais sozinhos e menos comprometidos com nossos semelhantes.Com isso as pessoas mais sensíveis, mais puras de alma e coração, inseguras e vulneráveis se tornam presas fáceis dos "vampiros sociais", ou melhor dizendo, psicopatas. De certa forma estamos contribuindo para promover uma cultura na qual a psicopatia encontra uma campo bastante favorável para florescer, criando um terreno fértil para que  psicopatas se sintam à vontade no exercício de suas habilidades destrutivas. 
Determinados lugares se encaixam como luvas para a ação plena desses predadores afetivos: bares, clubes sociais, boates, resorts, cruzeiros, aeroportos e internet. Nesses locais eles costumam fazer verdadeiros plantões como predadores à espreita de suas próximas vítimas que são as solitárias que buscam companhia e diversão. Os psicopatas são experts em detectar e explorar nosso lado mais vulnerável. Eles identificam as "feridas" em nossa alma e nao perdem tempo de tocá-las quando podem. Parecem a "pessoa perfeita", ficando horas à fio ouvindo seus problemas, sem se preocuparem em falarem de si mesmas, mas na realidade não passam de "falsos terapeutas" que estão colhendo informações para usá-las mais tarde contra você.

Não se engane: Psicopatas não são necessariamente assassinos em série e nem mesmo violentos. Eles costumam ser espirituosos e muito bem articulados, tornando qualquer conversa muito divertida e agradável. Geralmente contam histórias inusitadas e convincentes nas quais eles são sempre os mocinhos. Costumam ter um sorriso cativante, linguagem corporal interessante e boa lábia. Não economizam charme e nem recursos que os torne mais atraentes no exercício de suas mentiras e para algumas pessoas eles se mostram suaves e sutis, tal como os galãs da TV e cinema. Tendem a impressionar suas vítimas com elogios, bajulações, cuidados especiais, gentilezas excessivas aparentando ser "Tudo de Bom". Tentam demonstrar conhecimento em diversas áreas como filosofia, arte, literatura, sociologia, medicina, psiquiatria, administração, legislação e usam e abusam de termos técnicos, passando credibilidades aos menos avisados e informados. Fingem ser profissionais qualificados, sem nunca terem colocado os pés numa faculdade. Passeaim sobre vários assuntos apenas para embromar e impressionar suas vítimas e conseguir o que desejam. Eles se vêem como centro do Universo e tudo deve girar em torno deles. Embora saibam que estão violando os direitos básicos dos outros, por escolha, reconhecem somente suas próprias regras e leis. São extremamente hábeis em CULPAR OS OUTROS por seus atos, eximindo-se de qualquer respoinsabilidade. Para eles, a culpa sempre é e será dos outros. Não sentem qualquer embaraço sobre dívidas contraídas, pendências financeiras, ou mesmo problemas de ordem legal ou pessoal. Não possuem sentimentos de culpa, não lamentam pelo sofrimento que causam em outras pessoas e não conseguem ver rezão para se preocuparem com isso. As outras pessoas são meros objetos ou coisas, que devem ser usados sempre que necessários para a satisfação do seu bel-prazer. São incapazes de amar e gostam de possuir pessoas e coisas e é com esse sentimento de posse que eles se relacionam com o mundo e com as pessoas. Confundem amor com excitação sexual, tristeza com frustração e raiva com irritabilidade. São muito mais RACIONAIS do que emocionais. Apelam para nossa capacidade de sermos solidários, através do "jogo da pena"(do coitadinho).

IMPORTANTE: Ninguém vira psicopata da noite para o dia. Eles nascem assim e permancem assim durante toda a sua existência, pois tudo indica que estes indivíduos apresentam uma "desconexão" dos circuitos cerebrais relacionados com a emoção. Como seres humanos temos grande dificuldade em acreditar que existam crianças genuinamente más. É estarrecedor observar que crianças que deveriam estar brincando e estudando trafiquem drogas, empunhem armas e apertem gatilhos sem qualquer vestígio de piedade. Lógico que muitas são influenciadas pelo meio que vivem, no entanto outras tantas possuem uma inclinação voraz e inata ao crime, são más em suas essências.O ambiente social no qual a violência e a insensibilidade emocional são "ensinadas"  no dia a dia, pode levar uma pessoa propensa à psicopatia a ser um perigoso delinquente.Filhos psicopatas se utilizam muito do jogo da culpa. Eles costumam justificar seus atos transgressores como consequencia de comportamentos inadequados de seus pais quando eles ainda eram crianças e é muito dificil de convencer esses pais de que tudo isso não passa de um "jogo da culpa".

 Por outro lado, um ambiente social favorável, uma família estruturada, com uma educação mais rigorosa, vigilante e menos condescendente às transgressões, não evita a psicopatia mas pode levar essa mesma propensão a se manifestar na forma de um desvio social leve ou moderado, pois inibe uma manifestação mais grave. É mais sensato falarmos em ajuda e tratamento para vítimas de psicopatas do que para eles mesmos, visto que além de acharem que não têm problemas, não esboçam desejo algum de mudança para se ajustarem a um padrão socialmente aceito se acham autosuficientes e suas ações predatórias e devastadoras são absolutamente satisfatórias e recompensadoras para eles mesmos. Em alguns casos, os tratamentos para estes indivíduos, pode até agravar o problema, munindo-os de recursos preciosos que os aprefeiçoam na arte de manipular e trapacear os outros
A PSICOPATIA NÃO TEM CURA, É UM TRANSTORNO DA PERSONALIDADE E NÃO UMA FASE DE ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS MOMENTÂNEAS. Entre homens e mulheres, 4% da população, apresentam esse lado sombrio da mente

(fonte: Livro "Mentes Perigosas"/ Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva)

SITES ÚTEIS

-Associação Brasileira de Psiquiatria
www.abpbrasil.org.br

-Centro de Valorização da Vida
www.cvv.com.br

-Disque Denúncia
www.disquedenuncia.org.br

-Associação de Parentes e Vítimas de Violência
www.apavv.org.br

-Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos - SAFERNET Brasil
www.denunciar.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário