Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Caiu na Rede

Qualquer coisa boa que pode ser comunicada entre seres humanos vai longe com grande facilidade pela Internet. Ela serve como ferramenta poderosa para manter contato entre parentes e amigos separados por grandes distâncias. É útil na pesquisa educacional, profissional e até religiosa, pois oferece acesso rápido a muitos textos e imagens de todos os cantos do mundo.

Alguns perigos da Internet

Qualquer coisa que o homem pode imprimir no papel pode ser colocada na Internet. Pesquisas, literatura, notícias, etc. se encontram na Internet. Mas, há alguns perigos neste aspecto da rede.

Œ Qualquer pessoa pode colocar suas idéias na Internet. No passado, a comunicação de idéias ao público era privilégio das poucas pessoas com influência ou recursos para imprimir suas publicações ou produzir programas de televisão ou rádio. Hoje, qualquer pessoa pode comunicar pela Internet, mesmo as pessoas que não têm nenhum conhecimento dos assuntos tratados.


A censura da Internet é praticamente impossível. Com mais de 3,5 milhões de sites (locais onde pessoas podem procurar informações) e 200 milhões de usuários no mundo inteiro, cada um capaz de colocar suas idéias na frente de outras pessoas (Época, 20/12/99, página 93), não existe governo capaz de controlar o conteúdo da Internet. Esse fato tem seu lado bom, em saber que ninguém pode suprimir artigos como este. Mas, ao mesmo tempo, há muitas coisas erradas facilmente disponíveis na rede. Há milhares de sites que incentivam inimizade, violência, imoralidade, rebelião, etc. Correio eletrônico (e-mail) e sites de bate-papo podem ser usados por pessoas maldosas com intenções impuras ou criminosas.

Ž A disponibilidade de muitas informações, quase de graça, convida o usuário a ficar viciado na rede. 

A Internet pode contribuir à solidão. Parece engraçado! Uma ferramenta que abre portas de comunicação com o mundo inteiro acaba, muitas vezes, criando mais isolação e solidão. Na segurança do próprio lar, uma pessoa pode se comunicar com muitos sem ter contato pessoal com ninguém.  Nós precisamos de outras pessoas. Uso descontrolado da Internet rouba as pessoas deste contato essencial com outros.



Ameaçar, insultar, humilhar, enviar mensagens com imagens ofensivas, comentários de insulto e cometer algum ato contra uma pessoa: estas são algumas das características do bullying, uma forma de agressão que se espalha cada vez mais pelo mundo. Porém, com o aumento da tecnologia, uma nova espécie de agressão ganhou vida: o cyberbullying, que consiste nos mesmos atos do bullying, porém de  forma virtual, seja pela internet e até mesmo por celular. O cyberbullying, entretanto, permite que a pessoa que faz as ameaças se esconda no anonimato, pelo menos no primeiro momento, já que uma investigação judicial pode acabar identificando o indivíduo. 

Os métodos usados são os mais variados: com a chegada das novas tecnologias de informação e comunicação, o "bully" (agressor) usa dessas ferramentas para transtornar a sua vítima, ameaçando-a, denegrindo sua imagem e causando-lhe grande sofrimento e stress, podendo, muitas vezes, ter consequências fatais.
Especialistas afirmam que a Internet facilita ainda mais o mau comportamento ou o comportamento anti-social. O anonimato permitido pela Internet encoraja os agressores, já que eles se sentem protegidos das conseqüências de seus atos. Judith Donath, professora da MIT (Massachusetts Institute of Technology - Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que estuda mídias e redes sociais, disse à CNN que as interações online mudam facilmente as percepções das pessoas do que é ou não aceitável. Isso também pode contribuir para uma sensação de que os outros jogadores ou participantes não são seres humanos reais [fonte: CNN.com].
Muito do material no cyberbullying somente menciona crianças e adolescentes, mas não se limita a eles. Existem relatórios que mencionam professores como vítimas, com alguns sendo forçados a desistir de lecionar devido a aborrecimentos constantes. Alguns garotos utilizam a tecnologia como uma forma de se rebelar e de insultar autoridades. Muitos dos jogadores online que se envolvem e sofrem com o cyberbullying são adultos.

Dicas de Segurança para Relacionamentos On line



Todos nós sabemos que pessoas com más intenções, mentirosas e criminosas podem ser encontradas nas ruas, em cinemas, escolas, faculdades, igrejas, enfim, em qualquer lugar. Na internet não é diferente. Ainda mais quando existe a possibilidade de comunicação sem o contato pessoal no primeiro momento. Por este motivo, vale a pena levar em conta a discrição e não dar informações pessoais. Eis algumas dicas:

INFORMAÇÕES PESSOAIS: nunca passe suas informações pessoais a pessoas estranhas, tais como telefones, endereços residenciais ou de trabalho, email, etc. Você pode conhecer a pessoa por foto e pelo perfil de um site, mas nunca a viu. Até que vocês venham a se conhecer pessoalmente, troque muitas mensagens apenas pela net.

NUNCA ENVIE DINHEIRO: por mais que você imagine que esteja ajudando, nunca envie dinheiro a pessoas que conhece na net. Existem estelionatários que podem utilizar este meio de comunicação (assim como em correntes de emails, sites de relacionamentos e afins) para enganar as pessoas e aplicar golpes. Desconfie principalmente se a pessoa for de outro país e, mesmo depois de um longo período de troca de mensagens, começar a pedir dinheiro para a passagem, para vir visitá-lo(a) em seu país, seu estado, pedir dinheiro porque você vai ajudá-lo(a) a receber uma herança etc. Fique esperto(a)!

NÃO MARQUE ENCONTROS PESSOAIS LOGO DE CARA: seja cauteloso(a) quanto a isso e seja discreto(a). Como já foi dito anteriormente, se conheçam bem, troquem muitas mensagens e só quando você se sentir realmente preparado(a) e seguro(a) para o encontro pessoal, marque-o.


Nenhum comentário:

Postar um comentário