Seguidores

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

O preço da liberdade


Já repararam o quanto, nos últimos tempos, temos nos deparado com cenas de INTOLERANCIA e mais ainda de IMPUNIDADE entre jovens e adolescentes?
Estava assistindo a reportagem acima  e ouvi de uma socióloga a qual não me lembro o nome agora que disse que em nosso país temos o hábito de PROTEGER NOSSOS FILHOS PASSANDO A MÃO NA CABEÇA e que o Brasil é um dos únicos países que age dessa maneira com relação aos filhos.
Não seria hora de mudarmos nossas atitudes e a forma como estamos criando nossos filhos?
Creio, assim como a maioria dos especialistas de que a culpa para tamanha catástrofe social sejam exatamente dos pais que não agem a não ser para proteger filhos que erram.

Alguem se lembra disso?

Toque de Recolher: contra ou à favor?

Mirassol, Itapura e Ilha Solteira, no interior do Estado de São Paulo, já estão sob o “toque de recolher” desde o dia 20 de abril. Com a medida, os menores de 18 anos não podem mais ficar nas ruas e em outros locais públicos, como shopping centers, bares, restaurantes e até Lan houses, depois das 23 horas. O objetivo é reduzir a criminalidade e os casos de violência envolvendo jovens e adolescentes.
.
A medida foi baseada em atitude parecida determinada por um juiz de Fernandópolis, a 553 km da capital paulista, onde o toque de recolher foi adotado há quatro anos. Lá, segundo a polícia, o número de crimes envolvendo menores caiu 60%.
.
Para um especialista em direito da criança e do adolescente, porém, a decisão é abusiva e fere liberdades constitucionais. “A liberdade de ir e vir, de educar e de poder escolher entre o que é certo e o que é errado são apenas algumas delas”, garante. 

Vem cá, gente:  Desde qdo um adolescente é dono do proprio bico, ainda mais nos dias de hj, onde uma adolescente mal sabe lavar as proprias calcinhas e já sai publicando vídeo pornô, mais sacana do que um profissional e um jovem não sabe nem arrumar a sua propria cama e nem ligar um fogão pra fritar um ovo?
Foi-se o tempo em que adolescentes homens já eram donos do seu proprio bico, com 16/17 anos já tinham que se virar, arrumar um trabalho e construir um futuro, por exemplo. HJ a sociedade e os tal ECA (que pra mim é eca mesmo), diz que menor nao pode trabalhar, mas aprontar pode, né?
Os pais tem mais é que tratarem de criar vergonha nessas caras lavadas deles e assumir a responsabilidade que lhes cabem.
Se a coisa começa a tomar proporções incontroláveis o Estado tem que intervir, na minha opinião!
Mas há aqueles que dirão: isso é DITADURA!
Acredito que os tempos da ditadura foram terríveis, porém uma sociedade não vive sem regras e a palavra regras causa alergia em muita gente> Mas não confundam ordem, regras,limites,  valores, princípios com ditadura, pelamor!
Uma sociedade formada por INDVIDUOS não pode viver sem REGRAS DE CONVIVENCIA. Também nao pode viver sem LIBERDADE, mas cá pra nós: A liberdade só serve pra quem realmente sabe usufruí-la....to exagerando?

Desde que o homem começou a viver em grupo, foi ele mesmo quem criou as regras de convivencia. O nosso dia a dia está cheio de regras, por exemplo: Eu não posso estacionar em qualquer lugar, eu não posso andar nua no meio da rua, eu não posso ouvir música alta depois das dez da noite. Eu não posso matar, eu não posso roubar e outros tantos crimes que estão previstos no Código Penal. No trabalho existem regras, nas escolas existem regras, em casa existem regras....
A gente precisa das leis, de limites e regras para se viver bem em grupo. Elas são essenciais porque organizam a sociedade e controlam os nossos instintos. Sem esses limites, não teríamos desenvolvido cultura, pensamento e linguagem. Sem a lei, o ordem, as regras de conduta e os limites a gente se perde. Elas não serve apenas para controlar o trânsito e impedir que os carros batam uns nos outros, mas para pôr ordem na nossa cabeça. Caso contrário, todo mundo viveria o caos, a loucura.
.
O que muitos chamam de repressão eu chamo de por ordem nas coisas pra que voltemos à civilidade e pra que pratiquemos a tao falada cidadania. Qdo jovens estão nas ruas até a hora que querem eles nao respeitam o homem, a mulher, pais e chefes de família que precisam levantar cedo no outro dia pra defender o pão nosso de cada dia!
Eu já passei por todas as fases e entrei agora na fase adulta. Já fui adolescente, menor de idade, cheia de energia e adrenalina e com muita, mas muita pressa de viver. Lembro-me até hj que aos quinze nao via a hora de ser dona do meu proprio nariz, alcançar a maioridade logo pra fazer oq eu bem quisesse e se nao fosse um "freio" chamado família, talvez eu nao estaria aqui hj.
.
Qdo a mídia mostra  um vídeo de adolescentes transando como se tivessem numa brincadeira qualquer, qdo eu vejo uma foto de dois adolescentes transando em publico numa balada, eu fico chocada, qdo vejo uma adolescente gravida, meu Deus....se eu que fui mae aos 21, nao tinha estrutura emocional e psicológica ainda, imagina uma dessas....

Precisamos fazer algo, antes que seja tarde, se é que já não é muito tarde, visto que os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, se chegarem no amanhã

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário