Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Ensino em casa gera polêmica



A matrícula de crianças no ensino regular é obrigatória e o não cumprimento desta regra pode caracterizar abandono intelectual. Conheça a família de Serra Negra (SP) que ensina às filhas na própria casa.


Na prática, o ensino em casa é a reedição atualizada de um método antigo, da época em que os filhos da elite tinham seus tutores, que lhes ensinavam as disciplinas relevantes da época, como álgebra, latim e caligrafia. Hoje, nas famílias que adotam o sistema caseiro de ensino, pelo menos um dos cônjuges precisa abrir mão de trabalhar fora. Em geral, é a mulher. Os maridos, no entanto, ajudam no tempo disponível. O problema, de acordo com especialistas, está no afastamento do convívio social com outras crianças.


Nos Estados Unidos, a prática de ensinar em casa, conhecida por homeschooling, é bastante disseminada, como acontece também em outros países. O cientista alemão Albert Einstein, a escritora inglesa Agatha Christie, o pintor francês Claude Monet e pelo menos sete presidentes americanos – de George Washington a Franklin Delano Roosevelt – estudaram em casa em algum momento da vida escolar. No Brasil, há a polêmica jurídica. A seu favor, os Vilhena levantam dois argumentos. Alegam que no artigo 227 da Constituição Federal se afirma que "é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança o direito à educação". E que no artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o governo brasileiro é signatário, está dito que cabe aos pais, "prioritariamente", o direito de escolher o tipo de educação que querem dar a seus filhos. 
(Fontes: R7.com e Veja on line)


E você o que pensa a respeito: Os pais são obrigados a mandar seus filhos à escola ou podem optar por educá-los dentro de casa?
De um lado eu apoio que pais ensinem seus filhos em casa, mas por outro não! Apoio no sentido de que a violência e a negligencia por parte do corpo docente nas escolas têm crescido assustadoramente e acredito que essa seja a principal razão dos pais fazerem isso. Mas por outro lado não dou total apoio pq isso tira o direito da criança à se sociabilizar e a ver o mundo com seus proprios olhos. Criar uma redoma em torno da criança não a tornará um ser humano melhor e sim uma futura vítima da sociedade. Sem contar que quem é que garante que esses pais estão preparados pedagógicamente?

Nenhum comentário:

Postar um comentário