Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coração Partido

Eu não aguento mais ligar a tv e ver os seguintes noticiários:

Em 10 anos, 10 mulheres foram assassinadas por dia no Brasil. Entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio – índice de 4,2 assassinadas por 100 mil habitantes. Sem contar os estupros, os crimes de extorsão aplicados pelos novos "Don Juans, a violência física e psicólogica cometida por homens que foram "criados" por mulheres contra suas companheiras e filhos.


A coisa aqui no Brasil tá feia pro lado das mulheres.
Creio que o orgulho ferido de um homem rejeitado é que impera, devido à educação machista recebida de berço e infelizmente passada por muitas mães. 
A bola de neve começa aí, em coisas simples do cotidiano passando de pais à filhos em décadas e vai crescendo até que o homem quando se torna adulto passa a olhar e a tratar a mulher como uma PROPRIEDADE. Um brinquedo que pode ser jogado de um lado para outro.



Decisão do Ibama autoriza desmatamento de 238 hectares para construção de canteiro de obras da usina de Belo Monte


Quando leio essa notícia, lembro da zombaria que Lula fez sobre a perereca na rodovia, ali estava estampado pra mim que ele tá pouco se lixando para a sustentabilidade. Ele e os demais políticos querem pegar o mesmo caminho dos EUA pra ter repercussão mundial. Querem que o Brasil se torne potencia mundial à qq custo, mesmo que seja só na aparência, ou seja, semqualidade de vida alguma. Só que os EUA hj começa à pagar o seu preço por querer ser a nação numero 1 do mundo e nós já estamos pagando pela GANANCIA dos outros


Os nossos "jovens sem limites" aventuraram-se na droga, no álcool, nos comportamentos marginais, no sexo promíscuo (desde que uses a "camisinha" está tudo bem!), nas corridas loucas a altas velocidades nas estradas, etc.. Não existem limites. Com esta atitude elimina-se a dicotomia do bem e do mal, do que está certo e do que está errado.  


Perderam-se as referencias. A família era a base de todas as referencias para todo e qualquer individuo começar a se formar como SER HUMANO.
Ninguem sabe mais ser pai ou mãe, daqueles tipos que sentam com os filhos e conversam, acompanham nos deveres da escola e por aí vai. Filhos crescem na frente de PCs e tem como babás o Google e as redes sociais e seus amigos são os games.
Lutaram tanto por liberdade que hoje ninguem ao certo sabe o que é, confundindo-a com libertinagem.
Aventura hoje, se tornou sinônimo de violência. Saem por aí em grupos espancando e humilhando pessoas que não se encaixam nos padrões pré estabelecidos ora pela sociedade, ora por eles mesmos.
Acham que respeitar uma lei, uma regra de convivência é viver no tempo da ditadura. (Mal sabem o que foi realmente a ditadura)



Hoje em dia temos presenciado cada vez mais o aumento da criminalidade e da impunidade. Bandidos que matam, violentam, sequestram se especializam cada vez mais cedo com a certeza de que ficarão numa boa. No máximo, pegarão alguns anos de cadeia, sustentados por nós, cidadãos de bem. Isso se não forem beneficiados pelas ditas progressões de pena e saídinhas.


É revoltante ver que Direitos Humanos e Estatuto da Criança e Adolescentes só defendem bandidos!




É revoltante ver que nossa fauna e flora está sendo dizimada nesse grande campo de concentração chamado Brasil, por pura e simples ganância e por irresponsabilidade do próprio povo brasileiro que age como se fosse uma criancinha mimada, mal educada e porca.


Criança birrenta pra mim é a cara da maioria do povo brasileiro que faz um monte de *m e depois fica tentando arrumar culpados. É como aquela criança que se joga no chão de supermercado pq a mãe não quer comprar um pacote de salgadinho. Quer um exemplo? Votaram no Tiririca por birra....agora ele tá ganhando salário bem rechonchudo e demais mordomias e fazendo gracinhas pela tv pra entreter o povo, afinal criança adora palhaço!
Quer mais um? Sabem que não podem morar em determinadas áreas consideradas de risco, mas como a "mãe" prefeitura deixou, então tá beleza! Daí chove, inunda, desmorona, pega fogo e lá vão lá os bebês queimarem pneus e ônibus pq a mãe deixou e eles são crianças que não respondem por seus atos.
ME POUPE!



Fico imaginando a cara de zombaria, as chacotas que a maioria dos políticos de nosso com seus salários reajustados, suas pensões e benefícios vitalícios fazem ao se depararem com a revolta e a indiganção de alguns poucos, sim pq a maioria é anestesiada por jogos de futebol, carnaval, Copa,  a tão falada Olimpíada no Brasil e demais notícias vomitadas pelos notíciarios da tv de que o desemprego diminuiu, de que saímos das altas taxas da pobreza, de quem TODOS podem trabalhar e fazer faculdade e comprar sua casa (Ahhhhhhhhhhhhhh, que nojo de toda essa mentira!). Vejo eles gargalhando das nossas caras que acreditamos em nossa grande maioria estarmos vivendo numa DEMOCRACIA. Sim, eles zombam de nós, acreditem!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Vergonha



Uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil, deixando o país em 12 no ranking mundial de homicídios de mulheres. A maioria das vítimas é morta por parentes, maridos, namorados, ex-companheiros ou homens que foram rejeitados por elas. Segundo o Mapa da Violência 2010, do Instituto Sangari, 40% dessas mulheres têm entre 18 e 30 anos.

Dados do Disque-Denúncia, do governo federal, mostram que a violência ocorre na frente dos filhos: 68% assistem às agressões e 15% sofrem violência com as mães, fisicamente. (Fonte: Jornal O Globo)
Sem contar as vitimas dos estupros!

Precisamos por um basta nisso tudo, pois só as denuncias e a Lei Maria da Penha não está adiantando! 

Participe e apoie:




"É de pequeno que se torce o pepino"


É assim que se prepara uma criança para a vida? 

Consciência antes que tardia

Desmatamentos e ocupação de áreas que deveriam ser preservadas, somados às chuvas cada dia mais intensas, são a combinação perfeita para o drama das enchentes.
Enquanto isto, em Brasília, os deputados ruralistas insistem em transfigurar a legislação florestal. É o caso das Áreas de Preservação Permanente (APP), cuja função é proteger margens de rios, encostas e topos de morros, garantindo a estabilidade geológica e a proteção do solo. Se depender da turma da motosserra, algumas faixas de APP serão reduzidas até pela metade. A proteção de beira de rios com larguras de até cinco metros, por exemplo, passariam dos atuais 30 metros para 15. Ficariam liberados para ocupação também os topos de morro, montes, montanhas e serra e áreas de várzea.
Para visualizar o resultado do ideário da motosserra, basta olhar as imagens da tragédia da região serrana. Aos pés de morros lambidos pela terra, o fruto deste tipo de ocupação e do desmatamento de áreas que deveriam ser preservadas, à revelia do que hoje prevê o Código Florestal, é de pura destruição.
O Brasil tem mais de 40 milhões de hectares de Áreas de Preservação Permanente ocupadas irregularmente, uma área equivalente ao estado de Minas Gerais. Muitas destas regiões desmatadas estão em municípios que hoje estão em calamidade pública como Petrópolis e Teresópolis, que já perderam 70% de sua cobertura florestal, e São João do Vale do Rio Preto, com quase 80% desmatados.

A bancada ruralista também espera conceder ampla anistia a quem desmatou até 2008, o que inclui as APPs. “A proposta segue na contramão da necessidade de recuperação de regiões frágeis, seja nas cidades, ou em áreas rurais, responsáveis pela produção de alimentos e o abastecimento de água para as áreas urbanas”, completa Rafael Cruz.

(Fonte: Greenpeace)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Isso aqui tem jeito?



O menor apreendido pela 16ª vez mordeu o dedo do delegado durante depoimento em uma delegacia da Zona Sul de São Paulo nesta terça-feira (25). O adolescente de 14 anos foi apreendido nesta madrugada com outros quatro menores de idade em um carro roubado.
O histórico do adolescente com a polícia começou quando ele tinha 11 anos, em 2007. Na ocasião, ele foi flagrado pilotando uma moto. Depois, foi detido por furtar uma farmácia, veículos e um supermercado. Em dezembro de 2008, o pai do adolescente disse em entrevista que se sentia de “mãos atadas”.
O delegado que apreendeu o menor nesta terça-feira também o deteve em abril do ano passado. Na época, ele foi encaminhado à Fundação Casa e ficou lá por três meses. A instituição não revela se ele foi internado outras vezes.
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a internação imediata quando o menor pratica um crime usando de grave ameaça ou violência. Quando é um caso mais leve, é preciso que ele repita o delito por pelo menos três vezes.
(Fonte: Portal G1)

Até quando iremos suportar essa situação em que um fedelho apronta, apronta, apronta....fica três meses APREENDIDO (sim, pq "di menor" não é preso é apreendido) depois sai e apronta de novo na certeza de que ficará impune, inclusive quando completar 18 anos?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Mulheres Escalpeladas


Você já ouviu falar nas mulheres escalpeladas? Eu não sabia da existência delas até ler uma entrevista da ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres em uma revista feminina. As escalpeladas são mulheres que perdem o cabelo, o couro cabeludo, partes do rosto e até as orelhas em engrenagens de motores. As imagens são chocantes.


A grande maioria das escalpeladas vive na região amazônica, onde os barcos são o principal meio de transporte. Lá, boa parte das mulheres é religiosa e usa cabelos compridos. Crianças que ajudam os pais nas manobras das embarcações também são vítimas desses acidentes. O escalpelamento acontece quando os fios de cabelo enroscam no eixo dos motores desprotegidos. A mutilação acontece em segundos. Se o socorro não for rápido, as vítimas podem morrer de hemorragia. Ongueiros atuam na região para evitar novos incidentes.
Muitas vezes os danos são irreversíveis. 
A presidente da Associação das Mulheres Escalpeladas do Amapá, Maria do Socorro Pelaes Damasceno, cuja foto você pode ver acima, sofreu um escalpelamento aos 7 anos e já fez várias cirurgias plásticas para reconstruir seu rosto e couro cabeludo. O SUS, hoje, realiza essas operações.
A pedido da Associação, a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou um projeto de lei em 2007 que obriga a instalação de proteção em motores de embarcações de todo o país. O projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. Só falta o presidente Lula assinar – o que deve acontecer no final desta semana. Será que essa lei vai pegar?

Assisti uma reportagem referente à esse assunto ontem, no Programa do Gugu, na Rede Record.
Existem muitas coisas acontecendo nesse Brasil que a gente nem imagina! Essa é uma delas. E como forma de divulgação e até de alerta pra que algo seja feito, resolvi publicar essa matéria.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Qual é a tua prioridade?


Receber de volta no Brasil um ídolo dos gramados é mesmo uma grande notícia. Ver de perto a reapresentação do craque, um programa dos mais disputados. Deve ter dado um trabalho do cão fazer parte daquela multidão. Na certa, muitos chegaram até a matar serviço ou inventar qualquer desculpa no serviço para não perder o grande momento: “o banco tava cheio”, “o ônibus demorou”, “o metrô não passou”, “a baía de Guanabara se rompeu” etc, etc.

Tal interesse e mobilização, nós brasileiros só temos demonstrado mesmo nessas situações: em futebol (e olha que nem teve jogo na Gávea), nas acaloradas discussões em final de novela e, claro, nos famosos reality shows.



A propósito, está recomeçando um dos mais vistos no Brasil, que em 2011 traz uma grande novidade. Além de vencedores e perdedores, o público terá uma nova tarefa: a de eleger o sabotador.

Enquanto isso, num mundo mais reality e menos show, eleger sabotadores não é tarefa assim tão nova. De tão comum, ficou até banal, e se torna mais frequente na mesma medida em que nos interessamos mais por ídolos dos gramados, das novelas e da fama instantânea, e menos pelos problemas da nossa esgarçada política brasileira.

*Heitor Peixoto (Repórter da TV Assembleia de Minas Gerais)


Qualquer miserável agora tem carro



Qualquer miserável agora tem carro!
Sim, qualquer miserável de mente e raciocínio, independente da classe social, tem carro, porque este representa pra maioria STATUS, PODER e não uma necessidade!FATO

E se carro representa status e não necessidade, por que o pobre se enfia onde não é chamado?
Status não é (ou deveria ser) para quem pode pagar por isso?

Não é que o pobre se enfia onde não é chamado, é a lavagem cerebral que a mídia faz e que cabeças fracas de TODAS AS CLASSES SOCIAIS absorvem. Veja quantas propagandas de carro há, cada uma mais apelativa que outras, mostrando uma realidademuito distante que muitos acreditam que podem alcançar pq o mercado financeiro oferece N oportunidades pra isso. Quantas concessionárias existem com vendedores que só faltam te carregar numa liteira pra dentro das lojas, e por aí vai!
Tudo é muito apelativo e as pessoas julgando o carro como uma "segunda pele mais evoluída" acabam cedendo.

Em tempo, o problema com transporte público jamais terá solução visto que o investimento de montadoras, concessionárias e auto escolas em nosso país é cada vez maior. E depois que Lula iludiu pessoas incentivando-as ao consumo vai ser difícil de controlar essa avalanche e conscientizar as pessoas não somente sobre o transito caótico mas os efeitos maléficos ao meio ambiente.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vivendo Perigosamente

Crescimento desordenado acaba em áreas de risco. As áreas de risco são aquelas consideradas impróprias para habitação por estarem sujeitas às forças da natureza. Por isso estes locais convivem com situações de perigo como inundações, beiras de barrancos ou montanhas com risco de desmoronamento ou deslizamento de terra. A chuva leva o solo à erosão, entope bueiros e bocas de lobo, a água não penetra no solo, intensificando as inundações. 


 As construções  que cercam a cidade propiciaram o desafogamento da área central da cidade em direção ao sul, dando origem a novos bairros, que catalisaram as diversas formas de ocupações desordenadas em áreas periféricas, como forma de acolherem a população emigrante de outras localidades. Atualmente, um enorme contingente populacional ocupa as vertentes dos morros de forma irregular, formando assentamentos urbanos de baixa renda desprovidos de infra-estrutura básica e muitas vezes sem os serviços públicos necessários. Essas ocupações irregulares das encostas da cidade, traduzem-se num dos maiores problemas enfrentados pela administração municipal ao longo dos anos, tanto pela dificuldade em fiscalizar a formação desses assentamentos através do controle da ocupação do solo urbano, como na atenuação das situações de risco - oriundas da ausência de infra-estrutura, construções executadas sem critérios técnicos e precariedade do atendimento dos serviços públicos, fatores que são potencializados pelas chuvas de final de ano. 




O acúmulo de sujeira causa entupimento nas bocas-de-lobo, gerando alagamento nas avenidas e ruas da cidade e, em casos de uma chuva muito forte, existe risco de enchentes. Durante a manutenção nas bocas de lobo são encontrados papéis, plásticos, garrafas e até mesmo animais mortos.




Estamos em um se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!
Migrantes invadem áreas e vão chamando amigos e parentes para construírem lá tb. As autoridades responsáveis pela urbanização dizem que aquele local não pode ser habitado, mas acabam cedendo e "urbanizando"(agua, luz, esgoto, telefonia) já que o povo não quer entender que não existe mais espaço e se não forem aceitos acabam barbarizando, fazendo protestos e manifestações com requintes de vandalismo.
Pra mim a culpa do governo está em não dar condições desses migrantes viverem na terra deles. Aposto que sairia muito mais em conta investir na terra deles do que tentar sanar problemas os quais estamos vivenciando e que nunca terão solução, pois não há mais espaço pra se fazer mais nada.
A culpa do povo está na má educação do mesmo. Hoje em dia TODOS tem acesso a informação seja por tv e net e mesmo assim continuam sujando, poluindo, INVADINDO, FAZENDO FILHO e não muito vandalizando como forma de protesto.
Eu adoro a Marina, mas se ela tb estivesse lá não poderia fazer muita coisa pra sanar esse problema, a nao ser que começasse a investir em regiões precárias do Brasil pra que o povo voltasse pra sua terra e os que estão lá não a abandonassem.
E CADA UM DE NÓS PODEMOS FAZER A NOSSA PARTE SIM. Uma bituca de cigarro que vc não jogar no chão, uma sacola de mercado que vc recusar, já estará contribuindo. Pense que se 190 milhoes de pessoas fizerem o mínimo, estaremos preservando o futuro das novas gerações.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Planejar para não remediar

Pode-se identificar a existência de cidades desde os primeiros tempos. Roma e Atenas são dois exemplos sempre lembrados por serem símbolos de civilizações que influenciaram hegemonicamente outras civilizações de sua época. As conquistas militares dos romanos e as descobertas no campo do conhecimento dos gregos até hoje são lembradas.


            No período denominado de Idade Média (séculos IV ao XIII), a sociedade se organizou basicamente na zona rural. As cidades viriam renascer com a retomada das trocas comerciais entre ocidente (Portugal, Espanha...) e oriente (Índias) e a descoberta de novos mercados consumidores (América). Apesar do renascimento das cidades, a sociedade continuou marcadamente rural.

            É, contudo, a partir do fenômeno da industrialização que as cidades começam o processo de inchamento e crescimento verificáveis ainda hoje. Pode-se verificar isso no Brasil através da cidade de São Paulo. Por volta de 1900, São Paulo inicia o seu processo de industrialização. Milhares de pessoas imigram para as cidades incentivadas pela promessa de uma vida melhor. A cidade cresce de uma forma desordenada. Inúmeras indústrias se instalam nas cidades. Proliferam-se os cortiços (como se verifica na novela Esperança). Milhares de crianças são empregadas nas indústrias. O rio Tietê começa a ser poluído. A criminalidade, desde essa época, passa a ser fonte de preocupações da comunidade.

            Esse breve relato da cidade de São Paulo indica que o processo de urbanização, ou seja, o processo de formação de uma cidade deve ser planejado. Uma cidade não se regula por si mesmo, seja por que os recursos naturais são finitos, seja por que os recursos financeiros são insuficientes para fazer frente aos prejuízos causados à saúde humana, ao meio ambiente e à qualidade de vida.

Os ambientes urbanos têm concentrado um número cada vez maior de pessoas. Isso, ligado ao crescimento desordenado e acelerado, tem provocado uma série de mudanças no ambiente. Cerca de 80% da população mundial vive em áreas urbanas e o desenvolvimento dessas tem acontecido de forma pouco planejada, com conflitos institucionais e tecnológicos. A tendência, então, é o caos.

Nesse cenário são comuns a contaminação de mananciais superficiais e subterrâneos, por causa do saneamento inadequado, e inundações urbanas, consequentes das ocupações de áreas de risco. A drenagem mal realizada, a distribuição de material sólido de maneira imprópria, bem como os processos erosivos e assoreamento dos rios, são outros exemplos de processos relacionados a impactos diversificados ao longo do tempo, que causam danos à cidade.
O impacto urbano não é apenas resultado de uma determinada ação sobre o ambiente, é a relação de mudanças sociais e ecológicas em movimento. Por isso, é necessária a elaboração de um projeto urbanístico que considere diversos aspectos, de forma sustentável

Quantos litros de água são consumidos diariamente em uma cidade de 20 mil habitantes? Quanto se gasta para tratar o esgoto de uma cidade de 100mil habitantes? Qual a melhor alternativa para o transporte de uma cidade de 500 mil habitantes? Como deve ser a ação de um governo municipal em uma cidade de características agro-industriais? Essas e outras perguntas fazem parte de uma política de planejamento. A idéia de que uma cidade não se regula por si mesma implica numa ação preventiva e efetiva do poder público capaz de assegurar bem estar à sua população com o respeito ao meio ambiente.

Você sabe o que é um faunoduto?

A gente sempre está pronto a criticar e reclamar das concessionárias e dos pedágios. Mas, por uma questão de justiça, se deve também enxergar e valorizar as boas coisas que fazem. Principalmente além do dever.
Outro aspecto importante é este de respeitar a vida e a biodiversidade. 



"Muita gente que utiliza a Rodovia do Sol não imagina que, em pontos estratégicos embaixo do pavimento, estão faunodutos, caminhos construídos para permitir a travessia de animais silvestres que “moram” às margens da rodovia. Dentro deles, a RodoSol instalou sensores que monitoram a passagem dos bichos e câmeras fotográficas que registram a utilização da “via”. Além disso, uma equipe da empresa analisa as pegadas dos “usuários” para saber qual a contribuição dos Faunodutos para evitar os atropelamentos dos animais e possíveis acidentes causados pelos bichos.
O resultado é que, entre 2003 e 2009, foram contabilizados 1.737 bichos, entre mãos-peladas, tatus, lagartos, cuícas, lontras, entres outros. O trabalho já rendeu reconhecimentos além das divisas do Espírito Santo em forma de prêmios ambientais e é apenas uma parte do Programa de Proteção e Monitoramento da Fauna Silvestre, desenvolvido pela RodoSol. Além dos faunodutos, o programa inclui a criação de passagens aéreas – instaladas nas áreas mais altas da rodovia, onde
são colocadas frutas para atrair macacos, por exemplo – também para a travessia de animais, o monitoramento da fauna morta por atropelamento e o resgate da fauna debilitada." 



Ineditismo
“Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil e uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de uma ciência fundamental para o desenvolvimento econômico e sustentável do País: a Ecologia de Rodovias, que pode contribuir para a adoção de medidas capazes de reduzir o impacto ambiental das rodovias”, explica o consultor de meio ambiente e coordenador do programa, Ricardo Braga."



A conclusão é que os faunodutos foram utilizados por 1.223 animais, entre 2003 e o início de 2008. Desse total, 87,98% são mamíferos, 11,86% são répteis e 0,16% são aves. As espécies que mais utilizam os dutos são o mão-pelada, o tatu-galinha, o tatuí, a cuíca, a lontra, a paca e o cachorro-do-mato. Outra ação do programa é o monitoramento sistemático de animais silvestres atropelados. O trabalho conta com profissionais que percorrem a estrada recolhendo e identificando os animais atropelados, a cada 90 minutos, todos os dias da semana. A intenção é entender os padrões dos acidentes para assim elaborar novas maneiras de lidar com o problema."

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Coisas da Terra Brasilis

Em um noticiário de ontem à noite ouvi o Michel Temer dizer que gostaria muito que o salário mínimo fosse de R$ 3.000,00. É fácil, Sr. Vice! Basta diminuir o salário de deputados, senadores, ministros, acabar com as regalias do congresso e com as contratações de deputados temporários (chamados de mandatos-tampões dão direito ao salário de R$ 16,5 mil, a cota parlamentar que varia de R$ 23 mil a R$ 34,2 mil, auxílio-moradia de R$ 3 mil e R$ 60 mil para contratação de assessores. Os valores serão proporcionais ao período em que o suplente ficar no cargo.) que custam aos cofres públicos 4 milhões ao mês! Também seria uma boa acabar com a mordomia de ex-presidentes, os chamados benefícios vitalícios para o resto da vida, de acordo com lei aprovada na época que Sarney governou o Brasil. O benefício prevê que sejam disponibilizados aos ex-presidentes do Brasil quatro funcionários para segurança pessoal, dois motoristas, dois assessores e dois veículos. Os salários desses funcionários variam de R$ 2.115 a R$ 8.988. Para 2011, o gasto da União com benefícios deverá superar R$ 2,7 milhões. Lula vai se juntar à lista dos ex-presidentes do Brasil que já recebem esses benefícios, são eles: José Sarney (PMDB-AP), Fernando Collor (PTB-AL), Itamar Franco (PPS-MG) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Collor, apesar do impeachment, garantiu o direito do benefício na Justiça.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Elegante é o SER e não o ESTAR.


Elegância tem tudo a ver com classe, e classe tem tudo a ver com auto controle. Quem tem estilo, não tem necessariamente a elegância, mas quem tem elegância sempre tem estilo.  Possui além do estilo, uma riqueza interior que eleva os padrões da  maneira como a pessoa trata as outras e como é tratada.   Existe uma capa de respeito, bom gosto e auto-estima silenciosa em volta da pessoa elegante.
A elegância transmite sua riqueza interior, cultural,  até mesmo quando está em silêncio.
Roupa é fácil de resolver e se torna um problema pequeno se comparado ao hall de desgraças sociais na atitude das pessoas.
As normas de etiqueta existem por um motivo, e quanto menos importância as pessoas dão, mais importantes elas se tornam.  Por favor, com licença, obrigado,  fazem parte do vocabulário de toda pessoa elegante, e  as palavrinhas  mágicas também devem ser usadas com as pessoas mais próximas, afinal, são justamente estas que merecem o melhor tratamento do mundo.
Ter bom senso e cumprir com a palavra é elegantérrimo, e é para poucos.
A pessoa que é elegante,  é elegante em qualquer situação.  Não tem a ver com ostentação, fortunas,  ou o local em que se esteja,   tem a ver com autenticidade, auto-estima, educação.   Elegante é o SER e não o ESTAR.
Muitos alegam que isso vem de berço, mas sou do time que acredita que todos podem aprender se quiserem.
Claro que a elegância também faz parte do vestuário.  A pessoa elegante mesmo que esteja vestida de forma simples é sofisticada, busca autenticidade em tudo que usa,  jamais se torna uma vitima da moda, do padrão,  e sabe adequar seu estilo a ocasião. Vulgaridade, pirataria, não fazem parte do guarda-roupa de uma pessoa elegante.
Não existe nada mais deselegante do que uma pessoa vulgar na atitude: nervos a flor da pele, porre, barraco em público, falar alto, não saber se portar.
Gente chic não se esforça para chamar atenção, não precisa exibir logotipos enormes de marcas da cabeça aos pés, porque quem é elegante tem consciência de que o valor está nela, e não no preço das suas peças.
A pessoa elegante é natural, não é caricata, sabe andar, falar,  não tenta parecer o que não é, nem abre mão dos seus princípios para agradar ninguém.  Conhece seus limites, e os expõe com simpatia. Antes de respeitar outra pessoa, se respeita.
Elegância é estilo, auto-estima e o ALGO MAIS que tanto falta em nossa sociedade tão desleixada e flexível. Por isso as pessoas consideradas elegantes são tão importantes. O faça sem medo, sem medo de parecer fresco(a).   Seja a pessoa que torna a convivência mais agradável.

Em suma, é o que diz a nossa sempre elegante Gloria Kalil:    Chic é ser civilizado.
Publicado em  por Ohana

Qual será a "verdadeira" Verdade?




Essa viseira de um olho só também embaça a chamada “Comissão da Verdade”  sobre o nebuloso capítulo da luta armada  contra o regime militar. Para a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário,  tudo não passou de um bang bang de mocinhos de esquerda versus bandidos de direita. Não! Os dois lados erraram, mataram, morreram com mais uma centena de inocentes tombados dos dois lados. A comissão da Verdade não pode reproduzir a picaretagem ideológica  e até financeira que perverteu a lei da anistia.  Assim como a esquerda não mais exerce no Brasil e no mundo, o monopólio do patriotismo, da justiça,  da ética e da verdade. Até porque em política, a verdade nunca foi branca, nunca foi preta. A verdade sempre foi cinza!
(Joelmir Betting – Jornal da Band)